19.05.2016

Rota de Restaurantes abre apetite para Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

Acha que as razões para celebrar connosco o Dia Nacional da Gastronomia não são suficientes? Nesse caso, o mais provável é mudar de ideias.

 

Entre os dias 21 e 29 de Maio, vamos servir o prato de entrada desta grande festa, que honra o melhor de Portugal. Ao longo destes nove dias, Restaurantes de todo o país vão unir-se numa ação única de partilha dos nossos (deliciosos) sabores e da marca Portugal.

 

No total, são 48 espaços aderentes que oferecem descontos até 50% num prato à escolha de cada Restaurante. A pensar nas pessoas mais tradicionais, mas também nas mais modernas, as sugestões passam pelos pratos típicos como bife à portuguesa ou feijoada à transmontana e pelos mais criativos, como pizza de sardinha ou francesinha da saudade.

 

Os restaurantes aderentes a esta Rota, que celebra a Gastronomia, vão ser identificados com um vinil na entrada.

Contamos consigo para provar o que é nosso?

Veja todos os restaurantes aderentes aqui

voltar ao início

16.05.2016

Kátia Guerreiro e Diogo Piçarra no Dia da Gastronomia

Ao longo do primeiro Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, já no próximo dia 29, haverá animação por toda a cidade de Aveiro, destacando-se o concerto de Diogo Piçarra, vencedor do programa televisivo Ídolos e um dos nomes principais da nova música portuguesa, trazido em parceria com a marca Coca-Cola. Diogo Piçarra atua pelas 16h no palco principal no Jardim da Fonte Nova da cidade.

 

No dia 28, às 22h, e abrindo as comemorações do Dia da Gastronomia, realiza-se, no mesmo local, o concerto de Katia Guerreiro, uma das mais internacionais fadistas portuguesas, condecorada em 2015 pela Presidência da República com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu contributo inestimável para a divulgação da cultura portuguesa a nível global.

 

Este dia especial assinala-se pela primeira vez este ano depois de, em 2015, ter sido aprovado por unanimidade na Assembleia da República o projeto de resolução que institui o último domingo de maio de cada ano como Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. Será uma grande festa feita com uma seleção dos melhores produtos nacionais, exposições, zonas de piquenique, aulas de cozinha ao vivo e diversos momentos de animação.

voltar ao início

19.04.2016

Conferência de Imprensa de Apresentação do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

A apresentação oficial do primeiro Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa foi feita de forma surpreendente na Estação de Santa Apolónia em Lisboa. As parcerias com a CP - Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal, permitiram que as Confrarias Gastronómicas do norte e centro de Portugal chegassem à estação no mesmo comboio para se juntarem às Confrarias Gastronómicas do Sul e apresentarem, em conjunto, o programa do Dia e alguns dos seus melhores produtos.

 

Na mesa da presidência sentaram-se os organizadores - a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, e o Vice-Presidente da AHRESP, Paulo Esteves, e ainda o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves e o Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado. 

 

A apresentação do Dia da Gastronomia não foi apenas para os jornalistas já que em diversas estações por onde passou o comboio Alfa Pendular foram distribuídos flyers e os passageiros do comboio tiveram também direito a um saco personalizado que transportava pequenas ofertas gastronómicas das Confrarias.

 

Para ver o Clipping do Dia Nacional da Gastronomia clique aqui.

Mostrar Mais

voltar ao início

02.03.2016

Aveiro acolhe o Primeiro Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa

A cidade dos ovos moles será a anfitriã do primeiro Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.

 

As celebrações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa realizam-se por todo o espaço urbano, com particular enfoque no Mercado Manuel Firmino e zona exteriores envolventes.

 

A beleza natural de Aveiro, as facilidade de deslocação dentro da cidade e a importância que a gastronomia assume na cultura local foram fatores decisivos para a escolha de Aveiro como palco do primeiro Dia da Gastronomia.

 

A organização do evento pretende que cada ano seja celebrado numa cidade distinta fazendo da efeméride um evento itinerante que percorra todo o país e as ilhas ao longo dos próximos anos.  

 

 

voltar ao início

 
 
 
 

NOTÍCIAS

Organização:

FPCG.png

Co-Organização:

EG.png

Cidade Anfitriã:

Parceiros:

Município_Viseu.png
Clube Produtores Continente.png
Turismo do Centro.png
Turismo de Portugal.png

Patrocinadores:

Apoios:

Arroz Bom Sucesso.png
Brasmar.png
Gresilva.png
ICEL.png
Teka.png
Sevenair.png
Logo Prochef.png
AHRESP.png
Público.png

Media Partner:

logo_sogenave.png